Comunicação Rehagro
Buva (Conyza spp)
A planta daninha é qualquer ser vegetal que cresce onde não é desejada (Lorenzi, 2014), essa incidência de plantas podem interferir no desenvolvimento da cultura de interesse, devido à competição por água, luz, CO2 e nutrientes. Nesse sentido, devemos ficar atentos à ocorrência de plantas invasoras, principalmente aquelas de difícil controle.
A buva ou voadeira (Conyza spp) é uma planta anual, com alta produção de sementes, podendo produzir até 200.000 por planta. Essa espécie apresenta resistência ao glifosato, dessa forma, seu controle no cafeeiro torna-se mais difícil. Por isso, o controle dessa planta deve ser feito, quando ainda nova.
Ocorrência de Buva (Conyza spp) no cafeeiro
A utilização da braquiária como cobertura do solo na entrelinha do cafeeiro, é uma opção de manejo, com o intuito de suprimir o aparecimento de outras plantas daninhas, como por exemplo, a Buva. Além disso, este manejo protege o solo e reduz a utilização de herbicidas na entrelinha do cafeeiro, visto que, serão realizadas apenas triações químicas na linha.
Braquiária na entrelinha do cafeeiro (Foto: Diego Baquião)
Nesse sentido, é importante estar atento a ocorrência dessas plantas na linha de plantio, uma vez que a buva pode exercer grande competição com o cafeeiro, e seu controle pode ser dificultado.
No controle químico, é possível utilizar inseticidas inibidores da protox, que atuam bloqueando a atuação da enzima protoporfirinogênio oxidade, como é o caso dos ingredientes ativos: Oxyfluorfen, Flumioxazin, Carfentrazone-ethyl e Saflufenacil, ou também o Metsulfuron. A aplicação sequencial é uma opção dependendo do nível de infestação de buva no cafeeiro, para o controle químico ser eficiente as plantas devem estar menores que 25 cm.