ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bons cafés para 2017

ESPAÇO ABERTO

EM 06/01/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Valéria Vilela*

Minas Gerais, responsável por mais de 50% de todo café produzido no Brasil, teve uma boa florada em 2016, mas de acordo com os dados divulgados pelo CCCMG (Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais), a realidade da produção em 2017 deve ser mais modesta. O mesmo sinaliza a Fundação Procafé, que espera uma produção para a próxima safra sendo 20% abaixo da de 2016, mesmo com chuvas durante o período de floração do café, que fizeram com que 80% das lavouras tivessem uma florada parecida, em volume, com a da temporada 2007/2008. Uma florada de preservação da planta e não a produção em grande escala.

A seca prolongada deixou uma deficiência nutricional e houve um grande número de plantas que passaram pelo processo de recepa e esquelatamento. São os dados do diretor regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) em Guaxupé (MG), Willen Araujo, que destaca que a expectativa dos técnicos e produtores é que muitas destas flores não consigam, efetivamente, produzir frutos.

A questão climática é o fator que está influenciando diretamente - explica o Willen -, pois existe o fato de que a precipitação de chuvas neste período é bem maior e elas podem, em determinadas situações, acabar murchando as flores, tornando o pé suscetível a fungos, momento em que o cafeicultor precisa estar atento. Sendo assim, uma das mais belas floradas dos últimos tempos pode não representar uma safra tão grande como a esperada.

Claudinei Montever, diretor de uma empresa que atua no sul de Minas, no ramo de armazenamento e estocagem de grãos, explica a nova realidade do mercado. O produtor, os compradores, os corretores e as cooperativas, para que consigam manter uma ampla visão do mercado do café, tanto externo quanto interno, começam ampliar o uso de tecnologia para a negociação de safra. O uso de plataformas de negociação de commodities, 100% online e que conecta quem está vendendo com quem quer comprar, seja no mercado interno ou externo, através de operações e salas exclusivas de negociação e intermediação tem aumentado, e o acesso às novas tecnologias amplia a visão do produtor e sua relação com mercado.

E a participação em concursos de qualidades, em que pequenos lotes de cafés especiais alcançam valores diferenciados na saca, atrai cada vez mais uma tendência do mercado consumidor que começa a movimentar a lavoura, confirma Marcos Carvalho presidente da ASSPROCAFÉ (Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde - MG).

A intensificação da participação das cafeicultoras no mercado se solidificou, explica a secretária da IWCA (International Women’s Coffee Alliance, em inglês), Marisa Contreras, tendo como objetivo principal criar oportunidades. A IWCA Brasil é um capítulo da Aliança, organização sem fins de lucro que foi criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria do café dos Estados Unidos e Canadá com produtoras na Nicarágua. A metodologia da IWCA é o “Success Through Localization”, quer dizer, através da criação de capítulos nos países produtores e consumidores. Atualmente existem capítulos em 15 países.

“Em 2017, além do encontro anual em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café, estaremos presentes no fórum “Cumbre Latinoamericana Del Café”, o mais importante evento da América Latina para o setor cafeeiro. Com três dias de formação, conferências, fóruns, workshops, cursos e Expo Fair com temas de interesse para toda a cadeia de produção do café”, finaliza Marisa.

Com perspectivas de um mercado alavancado, que este seja o ano abençoado. Brindemos com café. Amém.


*Valéria Vilela é jornalista especializada no agronegócio com ênfase no mercado de café - cafeemfoco@gmail.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures