ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Atenção ao negociar os cafés da safra 2020/2021

ESPAÇO ABERTO

EM 18/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Por Marcelo Fraga Moreira*

Apesar do vencimento das opções do contrato setembro/2020 na última sexta-feira (14/8), a semana foi mais calma, com o mercado de volta a normalidade e consolidando abaixo da média móvel dos 200 dias em praticamente todos os vencimentos. A amplitude dos preços ficou na casa dos 500 pontos por dia, com o período oscilando entre a mínima de 109,70 centavos de dólar por libra-peso no dia 11/8 e na máxima @ 119,20 centavos de dólar por libra-peso em 14/8, terminando a semana cotado @ 114,70 centavos de dólar por libra-peso.

A média do volume diário diminuiu um pouco, porém continuou acima dos 96 mil lotes entre 10 e 13 de agosto, e no 14 de agosto, com o vencimento das opções o volume foi de “apenas” 61.242 lotes.

Os fundos voltaram a comprar e oficialmente estão comprados em +17.300 lotes. Estimamos que os fundos já devam estar comprados acima dos +20.000 lotes em função dos volumes negociados. Novamente a concentração ficou nos 2 primeiros vencimentos, setembro e dezembro/2020, e vemos aqui o perigo!

Temos as seguintes sugestões:

– Para os produtores/cooperativas que estiverem com a posição “vendida” nas corretoras, sugerimos realizar imediatamente a fixação das vendas (a troca da posição de futuros com as tradings/clientes de destino final), e assim evitar o risco de chamada de margem.

– Para os que não tiverem a opção acima, e/ou aqueles que estiverem com estruturas alavancadas, sugerimos comprar um call-spread no dezembro/2020, 125 x 140 centavos de dólar por libra-peso e garantir uma proteção nesse intervalo.

– Se o mercado realmente “rasgar” até o final do ano, é preciso monitorar e realizar as fixações em reais para as safras 2021/2022 e 2022/2023!

Ao nosso ver, essa alta no curto prazo continuará sendo “apenas” técnica. A safra brasileira segue firme e com oferta abundante, embarques seguem sem problemas, as condições climáticas seguem positivas ao redor do mundo nos principais países produtores, e a nova safra na América Central está prestes a começar a ser colhida.

Como já vimos, da mesma forma que os fundos podem levar o mercado a novas máximas no curto prazo, os fundos também podem fazer o mercado voltar ao patamar dos 100 c/lb se/quando decidirem inverter sua posição de “comprado para vendido”.

Então, CUIDADO!

E como sempre, atenção com as operações alavancadas, com os acumuladores e com as estruturas que “aparecem/desaparecem/dobram”.

Boa semana a todos!

* Marcelo Fraga Moreira atua há mais de 30 anos no mercado de commodities agrícolas e escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting.

Termos usados nas cotações do mercado:

“Put-Spread” = compra e venda simultânea da opção de Venda com preço de exercício mais alto vendendo a opção com preço de exercício mais baixo);

“Call” = opção de Compra

As informações são da Archer Consulting – Assessoria em Mercados de Futuros, Opções e Derivativos Ltda.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures