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As impressões de um barista campeão mundial sobre a cafeicultura brasileira

POR EDUARDO CESAR SILVA

ESPAÇO ABERTO

EM 19/08/2016

2 MIN DE LEITURA

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Por Eduardo Cesar Silva*

Entre 24 e 31 de julho, o Brasil recebeu a visita de uma comitiva de baristas internacionais, inclusive com alguns campeões mundiais. A viagem foi patrocinada pela Ally Coffee, do Grupo Monte Santo Tavares. Os participantes visitaram propriedades no Espírito Santo e Minas Gerais.
Na ocasião, escrevi essa pequena nota sobre a iniciativa:
Baristas são formadores de opinião influentes na atual "Terceira Onda do Consumo de Café" e trazer campeões internacionais para o Brasil parece ser um investimento acertado. Diria, inclusive, que é uma das melhores estratégias de marketing para a cafeicultura brasileira.

No dia 12 de Agosto, o portal Perfect Daily Grind publicou uma entrevista com o japonês Tetsu Kasuya, vencedor da World Brewers Cup, em junho. Kasuya fala sobre a sua história com o café, como se tornou barista, sua participação na World Brewers Cup e a complexidade da bebida. Em seguida, ele comenta que é importante para um barista conhecer as origens produtoras e que a sua própria visão sobre a cafeicultura mudou após visitar produtores em Honduras e Guatemala.

“É importante saber como é dura a lida dos trabalhadores. Se eu não soubesse disso, talvez eu não conseguiria preparar bem o café”, explicou.

Sobre a cafeicultura brasileira, as impressões que Kasuya levou foram boas. “O Brasil é realmente um grande país e possui cafés melhores do que eu imaginava! No Japão, para o povo japonês, o café brasileiro não é especial. É muito comum. Então eu quero contar para o povo japonês que o café brasileiro é “mmm” (sic), que o café brasileiro é realmente bom. Eu disse ao meu chefe, o café brasileiro é muito bom, quero comprá-lo”.

O japonês conta que gostou de todas as fazendas que visitou, mas comenta sobre uma em especial. “Eu gostei da Fazenda Três Barras. Ela é muito pequena, mas eles trabalham muito. Eu pensava que todas as fazendas brasileiras eram muito grandes, mas aquela é muito pequena. Fiquei impressionado. Mas talvez aquele café seja realmente um ótimo café”.

Neste ponto, o entrevistador, que também participou na viagem, relata que a Três Barras é administrada pelo produtor Sandrinho, junto com sua mãe, e produz de 30 a 50 sacas de café orgânico por ano. Os grãos da última safra obtiveram uma pontuação de 88 (SCAA). “Eu também fiquei impressionado”, comenta.

Kasuya também gostou das pessoas que conheceu. “O povo é tão bom. Sim, eu adoro eles! São sempre divertidos e nunca param de falar!”

Durante a viagem, Kasuya, o campeão mundial da sua categoria, preparou café para os produtores brasileiros. A maneira como o barista descreveu essa experiência é memorável: “Foi realmente uma honra”.

Além de permitir que profissionais internacionais conheçam de perto a cafeicultura brasileira, com grandes chances de que a experiência modifique julgamentos prévios, como foi o caso do próprio Tetsu Kasuya, viagens às origens produtores permitem que os cafeicultores tenham contato com os profissionais que ajudam a construir o mercado. Ou seja, aprendizado em uma via de mão dupla.

*Eduardo Cesar Silva é doutorando em administração pela Ufla, tecnólogo em cafeicultura pelo IF Sul de Minas e coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café. 

EDUARDO CESAR SILVA

Coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café.

Doutorando em administração pela Universidade Federal de Lavras e mestre em administração pela mesma instituição.

É tecnólogo em cafeicultura pelo IF Sul de Minas - Campus Muzambinho.

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EDUARDO CESAR SILVA

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/08/2016

Prezado Alexandre,



Seu comentário enfatiza um ponto fundamental: Muita coisa pode ser feita pelos próprios cafeicultores!



Abraços,

Eduardo
EDUARDO CESAR SILVA

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/08/2016

Caro Adelber,



É uma satisfação ter um leitor que também estudou no IF Muzambinho.



Quanto ao pequenos produtores que são maioria no Brasil, veja que mesmo um barita campeão mundial, alguém que estuda muito sobre o café, não tem essa informação.



Abraços,

Eduardo
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/08/2016

Parabéns pela iniciativa!!! Realmente o Brasil é um país de cafés especiais e essa cultura precisa ser mudada e divulgada!!! Produtor acorde!!! Conheça seu café !!! Classifique-o, prove- o vc mesmo!!!(existem cursos pra isso) Não fique na mão de atravessadores!!! Vc pode estar recebendo muito menos do que seu café realmente vale...
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 20/08/2016

Grande iniciativa!

É preciso desmistificar essa impressão errônea que o próprio marketing brasileiro construiu de que o Brasil é um país de grandes produtores. Acabo de encerrar um trabalho que fiz para a conclusão do curso de pós-graduação em cafeicultura pelo IFSul de Minas, Câmpus Muzambinho, onde constatou-se que 81% dos produtores brasileiros são pequenos, com média de 3,8 hectares cada (RONCA, 2012), e produção menor que 500 sacas por ano. Segundo Souza (2012), 65,48% da cafeicultura de Minas Gerais concentra-se nas regiões de montanha, onde prevalecem as pequenas propriedades com uso intensivo de mão de obra. Sabe-se que Minas responde por metade da produção nacional. A importância da cafeicultura no Brasil é imensurável, pois são quase 340.000 produtores e 8,4 milhões de pessoas envolvidas direta e indiretamente na cadeia produtiva, (RONCA, 2012), sem falar nos empregos induzidos gerados principalmente no comércio dos pequenos municípios produtores de café.



Att: Braga.

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