ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desafios da Mecanização: fórum internacional aponta as necessidades de avanço nas lavouras cafeeiras do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/09/2012

1 MIN DE LEITURA

2
0
Com o objetivo de debater a logística, mecanização e otimização das lavouras brasileiras, o primeiro Global Agribusiness Forum, evento que trouxe renomados especialistas do agronegócio do mundo para falar dos desafios do setor para alimentar a população nos próximos anos, trouxe em um dos seus painéis o especialista australiano na área de mecanização, John Pearce, que dividiu o debate com o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, Luciano Luft, da LUFT Agro, Milton Xavier, Assessor de Logística do Estado de São Paulo e Julio Fontana, presidente da RUMO.

Pearce revelou aos participantes a necessidade de investimento em educação e qualificação de mão de obra para aumentar a produtividade e a competitividade no campo brasileiro, com a mecanização dos processos. "Desde 1973, a Austrália (país de sua origem) possui 100% da colheita de cana mecanizada. Temos menos mão de obra que o Brasil, mas conseguimos maior eficiência com este processo, porque temos profissionais qualificados para atuar com este maquinário", conta.

Trazendo a realidade da mecanização na lavoura de café, o presidente da Cooxupé complementou o quadro mostrando os avanços e os desafios da cafeicultura no país. "O café é um grande empregador. No ano passado, as exportações do grão equivaleram a 8 bilhões de dólares, mas os custos de sua produção estão cada vez mais caros por uma série de fatores, como aumento da inflação entre outros impactos que o encarecem principalmente durante a colheita. A solução para o produtor é mecanizar", afirma.

Como conclusão, o presidente da Cooxupé acredita que um dos grandes desafios e necessidades para o pequeno produtor - cerca de 97% dos 12 mil cooperados são pequenos e médios cafeicultores - será o avanço rápido na mecanização, deixando o campo mais interessante para o produtor e evitando o êxodo para as grandes cidades. "Ao investirmos em mão de obra qualificada e processos vantajosos e eficientes na lavoura, a migração para as cidades tende a diminuir, trazendo mais competitividade para o meio rural".

O evento teve no mesmo dia uma palestra com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore Jr., que trouxe para a plateia os desafios de produzir com sustentabilidade, um dos principais pilares do encontro.

As informações são da assessoria de imprensa da Cooxupé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO MARTINS

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/10/2012

NÃO PODEMOS ESQUECER QUE PARA ALTAS PRODUÇÕES DEVEREMOS INSERIR O SISTEMA DE GOTEJO ALTO-COMPENSAVEL, INCLUSIVE PARA REGIÕES ACIDENTADAS.
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/09/2012

realmente é dificil inserir maquinas eficientes em regioes montanhosas, deve-se mudar o sistema de plantio que é antigo, além de carreadores mais largos etc. Mas o principal problema é explicar para o produtor que isso é para o bem dele, e também sobre a redução dos custos com colheita e tratos culturais. o café por ser uma cultura perene que leva três anos para começar a produzir resultado (isso se não houver uma intempérie neste tempo) desestimula o produtor a substituir lavouras antigas que mal são podadas adequadamente e demandam muita mão de obra.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures