Segundo informações do jornal Valor Econômico desta quinta-feira (11/12), a multinacional Nestlé fará o lançamento da pedra fundamental de sua fábrica de cápsulas no Brasil, na próxima quinta-feira (18/12). Ainda hoje, a empresa confirmou ao CaféPoint o lançamento da pedra fundamental na cidade mineira de Montes Claros. O evento, segundo nos informou a Nestlé, contará com o CEO Global da Nestlé, Paul Bulcke, o VP para a Zona Américas Laurent Freixe e o presidente da Nestlé Brasil, Juan Carlos Marroquín.
De acordo com informações que a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), nos deu em setembro deste ano, uma das contrapartidas requeridas pela empresa, é a importação de café verde de outras origens (outros países produtores) para compor um percentual de seus blends. A informação reascendeu a discussão acerca da importação da matéria-prima, cujo principal país produtor é o próprio Brasil. Na época, a Seag enviou documento ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), no qual se opunha ao pedido da Nestlé para instalação da fábrica. (Leia mais aqui)
Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a responsabilidade pelo processo de instalação fica a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado, que nos encaminhou ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi). O site CaféPoint entrou em contato com o Indi para esclarecer o processo de instalação da fábrica no Estado de Minas Gerais, entretanto as respostas sobre os questionamentos feitos estavam em análise pelos responsáveis do Instituto até o fechamento desta reportagem.
Embora não haja proibição para a importação da matéria-prima, o Mapa afirma que é preciso fazer o pedido de Análise de Risco de Pragas para o café verde. De acordo com o site do Mapa, “Análise de Risco de Pragas é o processo de avaliação biológica ou outra evidência científica e econômica para determinar se um organismo é uma praga, se ela deve ser regulamentada, e a intensidade de quaisquer medidas fitossanitárias a serem adotadas contra ela”.
Segundo a Nestlé informou ao CaféPoint, apenas “na ocasião, a empresa anunciará a colocação da pedra fundamental da nova fábrica e fornecerá os dados oficiais da operação, que podemos enviar a vocês logo após a cerimônia”.
O CaféPoint apurará mais detalhes nos próximos dias.