Depois de diversos ofícios enviados a presidente Dilma Rousseff e a Kátia Abreu, ministra da Agricultura, por parte de lideranças da cadeia produtiva do café, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) anunciou, nesta terça-feira (19/5) que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve suspender medida que liberava importação de café verde do Peru.
A INSTRUCÄO NORMATIVA N 6 aprovou em 29 de abril os requisitos fitossanitários para importação de grãos (Categoria 3, Classe 9) de café (Coffea arabica L.), produzidos no Peru. Entidades como o Conselho Nacional do Café (CNC) e políticos como o deputado federal Evair Vieira de Melo (PV/ES) e o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), se posicionaram contra a medida. Entre as alegações estão a falta de justificativa técnica para a importação. “A medida poderia comprometer toda estrutura da cadeia cafeeira. Só podemos aceitar isso quando a demanda de outras origens convencer do ponto de vista sensorial da bebida”, afirmou o deputado Evair de Melo, em entrevista exclusiva ao CaféPoint.
Suspensão
A notícia de que o Mapa cederá à suspensão da Instrução foi dada através das redes sociais do senador capixaba Ricardo Ferraço. “Acabo de receber a notícia em primeira mão da ministra Katia Abreu que o Ministério da Agricultura vai suspender autorização para importação de café verde do Peru”, afirmou o senador.
Até o fechamento desta reportagem, o Mapa ainda não havia se pronunciado sobre a data oficial de divulgação desta suspensão.