ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: produção de café pode cair mais de 25% em 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/01/2013

1 MIN DE LEITURA

10
0
De 4 milhões a 4,7 milhões de sacas (60 kg) de café: este é o volume que o Estado de São Paulo deve colher na safra de 2013, de acordo com a primeira estimativa de produção realizada pela Conab em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). O número é cerca de 25% inferior à colheita da safra anterior, quando foram colhidas 5,3 milhões de sacas.

Se o clima não ajudar a situação deve piorar. Caso não se observem a regularização das chuvas e a retomada do manejo das plantas nas próximas duas semanas, os técnicos responsáveis pelo levantamento afirmam que a queda da produção poderá ser ainda mais acentuada. Relatos de técnicos dos principais cinturões paulistas de produção de café da espécie arábica falam da possibilidade de redução nas estimativas de quantidade colhida.

De acordo com o relatório da Conab, "a safra 2013 pertence ao ciclo bienal de baixa que se pode acentuar em decorrência da escassez de chuvas, associado às elevadas temperaturas que tem vigorado nesses cinturões produtores. A falta de umidade no período de enchimento dos frutos poderá acarretar chochamento [sic] e baixa peneira, diminuindo o rendimento no beneficiamento do produto".

No cinturão de Franca, principal polo cafeicultor paulista, a produtividade deve cair para patamares próximos a 20 sacas por hectare, o que representaria colheita de aproximadamente 1,1 milhão de sacas de café beneficiado. Em São João da Boa Vista, apesar do excelente estado fitossanitário das lavouras, a estimativa de quebra situa-se entre 25% e 30% frente à colheita anterior, o que resultaria em colheita de até 900 mil sacas.

As informações são do DCI, adaptadas pelo CaféPoint.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE ROBSON VESCOVI RAMOS

FUNDÃO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/01/2013

Não vendam café sem necessidade, estoquem o que puder 2013\2014, os estoques mundiais estão baixo, e haverá baixa produção brasileira, vamos aproveitar o momento para ganhar um pouco mais para reforçar nossos caixas. Vi uma reportagem de um economista e professor da USP- SP(respeitado) que havera uma retomada da inflação final de 2013 e 2014, com preço dos produtos subindo, estoquem se puder fertilizantes, e produtos não preciveis que se aplica na lavoura, porque haverá aumento no custo de produção, quem fizer ou renovar dividas, negociem com o gerente para prolongar o maximo o prazo com juros fixos, a marolinha pode ser tornar um tsuname no Brasil. Ha crise lá fora, e ja chegou aqui. Muita atenção nas noticias este ano, fiquem espertos. Abraço. RobsonVRamos.
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 29/01/2013

Mais uma prova que o que fizeram foi uma grande jogada com a retenção dos produtores. Contrato setembro na BMF trabalhando 10 dolares acima do contrato março.

Simples, os espertinhos sabem que as retenções vencem nesse período e estão obrigando o produtor a entregar seu café a preço de banana.

Como pode o contrato na BMF de entressafra estar 10 dolares a menos que o contrato de setembro em plena safra.... Só não percebe quem não quer!!!!!

Era hora de o governo entrar e dar um tombo nesses espertinhos, com mecanismos firmes de proteção ao produtor.

O duro neste jogo é saber quem joga do lado de quem!!!
JOSE ROBSON VESCOVI RAMOS

FUNDÃO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/01/2013

Amigos, depois de ler todos estes comentarios de norte ao sul do Brasil, percebemos que estamos todos num mesmo barco furado, sou produtor de conilon, mas tenho uma grande quantidade de amigos que já dexistiram, estão vendendo secadores, maq. de pilar, estão partindo p\ outros negocios estão saindo das propriedades levando filhos e ate netos para as cidades, não sabemos o resultado disto no momento, mas esta muito dificil ser produtor, alias, produzir qualquer coisa no Brasil. Bom mesmo e ser especulador. Li uma reportagem falando sobre  Bolsa de valores que no mundo somente 30% da população trabalha com produção bens e 70% vive do comercio, bolsa valores, bancos e especulação financeira. Estamos no limite vai faltar alimentos de uma hora para outra e não tem quem produz, a Venezuela esta pedindo socorro em tecnicos agricolas e pessoas que ensine a plantar, porque perderam toda tradição de cultura agricola e vivem do Petroleo, o Brasil será o proximo com o Lula lá.abraços.Robsonvramos
LUIS HENRIQUE SERRA BARROS LEMOS

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/01/2013

Prezado Samuel,



É muito fácil entender...respondendo sua ultima frase...

Quem tem uma câmara que não vota nem o orçamento do país para 2013,o que mais podemos esperar?????

Ou vc acha que alguém lá em cima esta se importando com o preço do café????

Viva Sarney...Viva Renan...Viva Henrique Alves...e por ai vai...

SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 28/01/2013

Perfeito Luis Henrique, infelizmente esse é quadro mesmo!!!!

Ah, o café caiu pq os investidores estão preocupados com a situação no mundo.....Mas a bolsa nos EUA está se aproximando de máximas históricas, petróleo, a commoditie mais sensível ao crescimento mundial trabalha acima de 90 dolares...realmente tudo balela. Explicar a queda do café com a crise chega a ser ridículo.

Costumo dizer brincando: No café não é notícia que faz o preço, mas sim o preço que faz a noticia.

Concordo com vc, um pouco mais atenção por parte do governo, com mecanismos inteligentes, como fazem no mundo inteiro em defesa de seus produtos outros países, poderia proporcionar uma outra situação de mercado.

Mas é o custo PT, da politica do pão e circo, do pior desempenho das bolsas de todo o mundo, do pior crescimento da américa latina, da falta de credibilidade, da educação sendo destruída a cada dia e tudo isso com uma aprovação de 80%. Difícil entender!!
LUIS HENRIQUE SERRA BARROS LEMOS

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/01/2013

Caro Samuel,



A grande verdade de tudo que esta acontecendo hoje é que estamos sozinhos e abandonados de representatividade faz muito tempo.

Veja bem, se TIVÉSSEMOS pessoas que lutassem pela cafeicultura,com certeza não teríamos chegado a este ponto.

Se houvesse um acompanhamento sério de mercado,PODERÍAMOS ter tido intervenções protecionistas de preço,como fazem os EUA,que protegem de maneira exemplar os produtores.

Mas esse tipo de ação tem que ser feito na hora certa,com acompanhamento.Depois que o mercado já derreteu,fica muito complicado.
Pepro,opções,preço mínimo, entre tantos outros mecanismos para ordenar um preço justo,poderiam ser soluções que infelizmente não ocorrem.

Esperar alguma coisa neste sentido é o mesmo que acreditar em papai noel.

Precisamos de garantia para continuar no negócio...é muito doloroso entregar uma saca de café a esses níveis de preço que hoje vigoram.

É um trabalho de um ano inteiro que vai pelo ralo...sei também que tem muita gente ganhando com isso.

O mercado de hoje não está mais nem aí com os fundamentos...quando o café sobe um pouquinho,ficamos todos na expectativa de uma reação...então os fundos entram e realizam seus lucros...é um circulo vicioso.É como um carro que cai
em um atoleiro...quando anda um puquinho,escorrega e volta na estaca zero.

Andrea Illy escreveu um artigo em Outubro de 2011 em que dizia acreditar que no início de 2012 o mercado testaria os 1,80 cents libra-peso...veja que nessa época o café estava entre 2,50 e 2,80 cents libra-peso,e os fundamentos apontavam pelo menos uns 3 anos de equilíbrio...

Pensei comigo:esse cara deve estar de brincadeira...sabe o que aconteceu no inicio de 2012??? ah,não precisa nem dizer...

Será que ele tem bola de cristal ou informações manipuladas???

O fato é que todas as notícias altistas que fizeram o café subir em 2011,foram tudo por água abaixo em 2012...é incrível!!!

O mercado domina tudo...notícias altistas não fazem mais o mercado subir como deveria...já o oposto,tudo é motivo.Qualquer mal humor do mercado,coitadinho do café.É a commoditie mais sensível a qualquer notícia ou boato de mercado.

Produzir está ficando cada vez mais difícil...a demanda por café está em uma escala crescente e só isso já seria motivo para que não estivéssemos nessa situação.

Se o mundo quer continuar a beber café,que nos paguem um preço justo.

Seria o mínimo a ser feito.



Grande abraço...
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 28/01/2013

Luis Henrique,



Concordo plenamente, todos os fatores citados realmente aconteceram. Difícil explicar esses níveis de preços, mas temos que considerar algumas coisas. Se com tudo isso o preço está assim, imagina 2013 para 2014 quando voltaremos a ter uma safra grande segundo a bienualidade, onde provavelmente os cafés plantados na euforia em 2010/2011 entrarão em produção!!! E se isso se juntar a uma melhora de Colômbia e dos centrais que hoje enfrentam sérios problemas...

O mecanismo adotado de retenção em 2012, onde o produtor se adiantou em parte do valor e ficou com o compromisso de definir o preço até janeiro, março/abril deu ao mercado a tranquilidade de que esse café será recebido. E quanto menor o preço, mais interessante aos compradores.

Outro ponto é o mercado do conilon que cresce a passos largos e remunera muito melhor o produtor.

Desde agosto quando se desenhou esse mecanismo de retenção, se desenhou também o quadro atual, cansamos de escrever neste espaço, pedindo opções públicas em substituição à retenção adotada, mas como vc bem disse, não existe representatividade suficiente, mesmo com a luta e diversas tentativas do CNC, infelizmente nada de concreto foi feito a não ser alongar um pouco mais o prazo dessas entregas, o que na minha opinião só joga esse mercado ruim um pouco mais a frente também.

Outro ponto é que o mercado continua trabalhando sempre com 10% acima dos números apresentados pela conab, fruto de anos de previsões sabidamente erradas, pois sempre se apareceu muito mais café do que se falava. Eu pessoalmente penso que isso mudou, que hoje ela traz números bem mais reais, mas o mercado ainda não parece pensar assim.

Dessa forma, pagamos o preço da falta de credibilidade do passado e isso parece que só mudará no dia em que o mercado sentir real falta de produto para expandir seu negócio.



Abraço



HÉLCIO

BOM JESUS DA PENHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/01/2013

Primeiramente o governo do pt!!!


que não está nem ai com a cafeicultura


onde estão os estoques reguladores do governo,


se o governo tabelasse a compra de café por 450,00 e soltasse o mercado que teria intenção de comprar 10 milhões de sacas, imediatamente os preços teriam de se elevar!!!!
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/01/2013

Pois é. Apesar de todas essas constataçoes aliadas as doenças dos cafezais na america central e america do sul tambem, com os estoques baixos e a safra 2012/13 ja comercializada mais da metade, os preços continuam a cair. Aí estao alguns dos fundamentos que indicam um aumento nos preços. No entanto....O que fazer?? Como proceder???
LUIS HENRIQUE SERRA BARROS LEMOS

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/01/2013

Pois é...

A cada dia surgem noticias novas que refletem a realidade no campo.

Produção 2013 terá ciclo baixo...

Chuvas irregulares e poucas...

Custo de produção aumentou em média 30%...

Café com preço em média 40% menor...

Essa safra que colhemos tivemos quebra e de péssima qualidade...

Estoques de passagem em níveis críticos...

Demanda aumentando...

Colômbia mais uma vez colheu uma safra aquém do esperado...

Temperaturas nov/dez12-jan13 muito acima da média...

A grande verdade é que todos esses fatores teriam que ser os fundamentos

de mercado para a formação dos preços.

Só que a realidade é outra...

Eles,sempre eles...fundos da bolsa de NY...

TRISTE REALIDADE...



NÃO TEMOS MAIS NENHUMA REPRESENTATIVIDADE...



NÃO DÁ MAIS PARA CONFIAR EM POLÍTICOS CORRUPTOS...ONDE ESTÃO

ESSES CARAS DA CAFEICULTURA??? ESPERAR MAIS O QUÊ PARA AGIR???



NÃO DÁ MAIS PARA ACREDITAR...ESTAMOS SOZINHOS BRIGANDO COM ESSE MERCADO QUE É INFINITAMENTE MAIS FORTE E BAIXISTA.



ESTOU PERDENDO A MOTIVAÇÃO COM TUDO ISSO...E PIOR AINDA É NÃO ACREDITAR EM MUDANÇAS...



VOCÊ AINDA ACHA QUE A ESCRAVIDÃO ACABOU????

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures