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Desafios no marketing: por que é importante compreender a(s) cultura(s) do consumo de café? |
PAULO HENRIQUE LEME
Professor na Universidade Federal de Lavras na área de marketing e empreendedorismo, mestre e doutor na área de Estratégia, Marketing e Inovação. Consultor em marketing e estratégia no agronegócio, especializado em café, certificações e origem.
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PAULO HENRIQUE LEMELAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO EM 15/06/2014
Prezada Natália,
Você tem toda razão. O difícil é convencer a cadeia do café como um todo de que ações concretas na conscientização do consumidor são essenciais para esta valorização. A caminho é árduo. Um abraço, Paulo Henrique |
PAULO HENRIQUE LEMELAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO EM 15/06/2014
Caro Alexandre Cambraia,
Você tem toda razão. A tendência do café hoje é esta. Não demorará a vermos nas gôndolas estas especificações detalhadas (inclusive, já existem em algumas cafeterias especiais), porém, assim como no mercado dos vinhos, este será um mercado restrito. Para adentrar neste mercado você precisará de muito marketing de relacionamento e trabalho no desenvolvimento de canais de comercialização exclusivos. Vale a pensa sempre lembrarmos que quanto maior o nível de informações que o consumidor possui, melhor será sua decisão de compra. Um abraço e obrigado pela participação. Atenciosamente, Paulo Henrique |
NATÁLIA JUNQUEIRASÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ EM 30/05/2014
Paulo, parabéns pelo artigo, muito bem abordado! Concordo em partes com o que o Alexandre falou acima de mim. Acho que os consumidores não têm conhecimento suficiente para entender essas informações técnicas se forem apenas jogadas a ele dessa forma. Eles não tem idéia da classificação da bebida, defeitos ou altura boa para um cafezal. Porém, acho sim que a grande maneira de levar conhecimento ao consumidor sobre qualidade de café é através do marketing nas embalagens. Mas algo mais interativo, como escaneamento de QR codes que levam a informações mais detalhadas e mostrem a origem do café (acho que já é possível fazer isso com cafés UTZ), mostrem o processo produtivo ou fale um pouco sobre qualidade.
Acredito que outra forma de mostrar que café não é "tudo a mesma coisa" como muitos acreditam é ressaltando alguns aspectos sobre a bebida em cafeterias, como aspectos regionais ou diferenças de sabor. Você vai em uma cafeteria e pede um espresso, mas eu queria mesmo era escolher que blend de espresso vou querer, um mogiana, um cerrado mineiro, um suave, ou um extra-forte. Precisamos criar esta mentalidade começando pelas cafeterias, porque acredito que muitos dos que frequentam cafeterias tem curiosidade sobre um bom café, apenas não sabem reconhecê-los. Vocês concordam com o meu ponto de vista? |
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIAOLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 26/05/2014
Parabéns pelo artigo Paulo Henrique, notavelmente o café especial tem se tornado uma bebida de status mundial. Para elevar ainda mais esse status não seria possível adotar nas embalagens de café expresso ou moído informações relevantes como na indústria vinícola?Especializar ainda mais o café especial? Exemplo: cafe produzido em minas gerais, região sul de minas, espécie 100% arábica, variedade mundo novo, altitude 1000 metros, seca boa aspecto bom, bebida tipo 6 dura, max 86 defeitos, natural ou despolpado,safra 2014. E preciso um trabalho serio com ética e respeito ao consumidor para que essas informações realmente se refiram ao lote comprado. Uma especie de rastreamento da produção que poderia ate conter uma certificação atestando a veracidade das informações da embalagem. Algo semelhante ao que ocorre com o vinho( uva tannat ou merlot tinto seco frances safra 2012) e com o azeite ( português espanhol extra virgem safra 2013 3% acidez etc...) qual sua opinião? Obrigado.
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PAULO HENRIQUE LEMELAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO EM 20/05/2014
Caro Peter,
Concordamos com todos o Bs, mas precisamos também valorizar a percepção de compra dos cafés especiais para garantir os prêmios de preços que estes cafés merecem. Obrigado pela participação. Atenciosamente, Paulo Henrique |
PAULO HENRIQUE LEMELAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO EM 20/05/2014
Caro Itagyba,
Obrigado pela participação. Uma das áreas sensíveis no consumo de café é com certeza sua relação com a saúde. Sua lembrança foi oportuna. Mas a questão do café e saúde está mais ligada à aspectos psicológicos e técnicos de tomada de decisão do consumidor, um pouco com aspectos culturais, quando crenças e costumes influem na compra. Um exemplo é a crença de que manga com leite faz mal a saúde, ou mesmo de que o café causa gastrite. Abordaremos o tema em outro artigo. Obrigado pela lembrança. Um abraço, Paulo Henrique |
LEANDRO MOEDAMARÍLIA - SÃO PAULO EM 19/05/2014
Paulo, parabéns pelo artigo.
Gostaria de compartilhar da minha experiência que vai totalmente de encontro com questão abordada sobre cultura de consumo e informação de qualidade. Trabalho há seis anos em uma grande empresa de cafés tradicionais como consultor de negócios e à quatro anos atrás tive assa visão de que realmente o brasileiro não conhece muito coisa sobre o café, então resolvi por conta própria fazer um curso de barista e ministrar palestras sobre o assunto, afim de levar mais conhecimento ao público consumir de dos próprios supermercados nos quais eu atendo até hoje, é impressionante o interesse das pessoas em querer saber mais sobre tudo de café, nas palestras apresento outros métodos de preparo, como italiana, francesa, aeropress, e outras. No final preparo algumas receitas simples. Procuro todo ano realizar em comemoração ao dia nacional do café, esse ano será dia 31. Desde da primeira palestra percebi o quanto esse trabalho é importante para o mercado de café no geral. Isso eu faço porque gosto, minha empresa nunca se interessou por esse trabalho, o que também não me desanimou, o café me abriu muitas portas, conheci muitas pessoas e sei que meu trabalho só está começando. Um grande abraço. E vou aguardar os próximos artigos. |
ITAGYBA DE OLIVEIRACARMO DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 19/05/2014
Senti falta nesse excelente artigo de um parágrafo abordando os efeitos benéficos do café para a saúde. Frequentemente, são veiculados artigos e trabalhos atribuindo ao café qualidades que ajudam na boa saúde: controle do diabetes, glicemia, pressão sanguínea, consumo de café reduz a incidência de câncer de pele, câncer de fígado, câncer bucal ... enfim, uma série de benefícios. Certamente, num plano de marketing, visando o aumento do consumo de café (e, olha que tem muito mercado interno para se conquistar !)esse aspecto dos benefícios do café para a saúde é de extrema importância.
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